home

José Sócrates: SNS expressa dignidade humana e igualdade

José Sócrates: SNS expressa dignidade humana e igualdade

José Sócrates fez hoje o elogio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que se trata do serviço público onde estão expressos dois dos valores mais importantes da democracia, a dignidade humana e a igualdade.

ver vídeo…

“O SNS é talvez o serviço público onde estão expressos dois dos valores mais importantes das democracias modernas: em primeiro lugar o valor da dignidade humana, mas o outro valor é também importante, o valor da igualdade. Nós queremos ser iguais”, afirmou José Sócrates, numa intervenção na cerimónia de assinatura do contrato do novo hospital de Vila Franca de Xira.
Por isso, continuou, não há outra alternativa ao SNS que seja mais barata para o país e que garanta igualdade.
“As alternativas que conheço noutros países não só fomentam a desigualdade, como fomentam também a angústia de muita gente e são mais caros”, insistiu.
Depois de ter dedicado grande parte do seu discurso a lembrar as reformas que têm acontecido nos últimos anos no sector da Saúde, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa, José Sócrates finalizou com “o elogio do SNS”, considerando que a sua existência é um dos sinais mais claros da evolução civilizacional que “um certo modelo europeu” trouxe às sociedades desenvolvidas.
José Sócrates lembrou ainda, que nas sociedade modernas e democráticas, a vida humana, o combate ao sofrimento e à dor é “um pilar fundamental da nossa existência”.
“Esse é o valor dos valores, a dignidade da vida humana. E é por isso que nós aqui, nesta sociedade europeia temos a ambição de nesse domínio da dignidade da vida humana, do combate ao sofrimento, do combate à dor, sermos todos iguais. Nós queremos que todos tenham acesso ao melhor que está disponível, em termos científicos e em termos tecnológicos no combate à dor”, enfatizou.
Por isso, continuou, se há algum dever que “todos temos” é o dever de “defender e melhorar o nosso SNS”, que nas últimas décadas “não tem parado de melhorar e evoluir” e prestou um serviço “absolutamente admirável à sociedade portuguesa”.
José Sócrates não deixou de reconhecer que a melhoria do SNS é “uma batalha sem fim” e que nem todos têm neste momento condições de acesso iguais.
“Ainda há diferenças. Mas, a nossa ambição é que essas diferenças se reduzam. Não é aceitar que elas existem e deixar que elas aumentem”, sustentou, apontando o “valor igualdade” como “um valor meta”.
“Há alguns sectores em que queremos ser iguais, em que nós não aceitamos que possa ser de outra forma”, reiterou, voltando a defender a ideia que tal como em outros domínios, também no SNS “todos devem pagar de acordo com as suas possibilidades através dos impostos e todos devem beneficiar em função das suas necessidades”.
Já no final do discurso, José Sócrates fez ainda questão de invocar o papel desempenhado por anteriores Governos na concretização do novo hospital de Vila Franca de Xira.
“Quero que todos saibam que foi o Governo anterior, ou melhor, o Governo anterior que não o Governo em que eu era primeiro ministro, mas o Governo, presumo, em que o doutor Durão Barroso era primeiro ministro, que lançou a ideia da construção do novo Hospital de Vila Franca de Xira e fez com a Câmara Municipal o primeiro protocolo para que se estabelecesse qual é o investimento do Estado e quais são os investimentos das Câmara Municipais”, disse, destacando igualmente a intervenção do seu anterior ministro da Saúde, Correia de Campos, que estava presente na cerimónia.